sábado, 9 de abril de 2011

Consumo X Consumismo

Qual a diferença entre os dois? Existem tipos de consumidores, veja em qual perfil você se encaixa.

O consumo se refere a adquirir somente aquilo que lhe é necessário a sobrevivência, já o consumismo vai além, abrange atos impulsivos de compra e não prioriza itens de importância.

Quando nos referimos a moda e a beleza, muitas pessoas acreditam que estes assuntos são supérfluos, mas na verdade o modo que nos mostramos a sociedade conta muito para a autoestima a qual reflete na maneira em que as pessoas nos vêem. Por isso, a busca pelo equilíbrio é fundamental nestes momentos, para que não nos tornemos vítimas do consumo exagerado. 

Segundo a Wikipedia os comportamentos e os tipos de consumidores podem ser classificados em: 


Os comportamentos de compra
Segundo psicossociólogos, os consumidores tem o seguinte comportamento na hora de comprar um produto:
  • Racional: O consumidor sabe o que quer comprar e compara preços. As vezes influencia-se pela promoção e pela publicidade, mas o resultado pode ser o oposto caso se sentir enganado.
  • Impulsivo: O ato de comprar serve para canalizar o estresse, reforçado pelo próprio shopping-center ou supermercado, produzindo uma sensação de prazer imediato.
  • Compulsivo: Para esse tipo de comprador, a necessidade de comprar é comparável à de um viciado em drogas. Para os psiquiatras, trata-se de um sintoma de uma desordem emocional. O consumo se dá como uma forma de compensar um vazio, de sentir-se acompanhado, ainda que seja por um objeto.
Há também todo um processo de estímulo dos sentidos das pessoas que se dá no processo de compra. Para algumas pessoas o estímulo é visual, quando estas vêem algo e querem possuí-lo, já outras têm o estimulo olfativo, e por fim o auditivo.


Tipos de consumidores

Consumidor individualista

O consumidor individualista é aquele que está preocupado com seu estilo de vida pessoal. Nesse caso compra pelo desejo e prazer de ter o que quer.

Consumidor eficiente

O consumidor consome de modo eficiente, cuidando seu bolso e seu gosto. Costuma pesquisar preços antes da compra e zela pela qualidade dos serviços e produtos que consome.

Consumidor consciente

O consumidor acredita na possibilidade de contribuir para mudanças locais e planetárias por meio de seu ato de consumo.

Consumidor responsável

O consumidor leva em consideração as informações recebidas sobre produtos e empresas. Sendo assim, não compra um produto se receba a informação dizendo, por exemplo, que ele ou empresa que o produz prejudicam o meio ambiente.

Assim, se tivermos bastante critério na hora da compra, vamos nos sentir mais felizes consigo mesmas e com o meio ambiente. Sejamos prudentes.

A Paz de Cristo estejam com vocês e um abraço!

Fontes: WikipediaImagem: Reprodução

2 comentários:

  1. Oi Renata!!
    Estava louca para vir aqui no seu espaço com mais tempo mas ainda não deu, meu filho fez aniversario aí ja sabe, foi só correria. Mas achei lindo seu blog e vou seguir. Te visito essa semana com mais tempo.

    Bjão.

    ResponderExcluir
  2. Gata o blogger tá com problema, tentei por minha foto mas não deu. Outro dia tento por afoto novamente.

    Bjão.

    ResponderExcluir